De todos os pensamentos negativos que uma pessoa pode ter, este é o mais significativo. O pensamento suicida aparece com uma frequência muito maior do que imaginamos. Pensar em suicídio não se refere apenas aos planos de morte, pensar em como seria bom se não estivesse sobre a face desta terra já é um pensamento suicida, pensar em como seria se tivesse um botão de desligar a vida, também é um pensamento suicida
Quando chega-se a este ponto fica claro que esta pessoa deve procurar uma psicoterapia, pois mesmo que a pessoa se considere "medrosa demais" - como muitos declaram - para concretizar o suicídio, apenas o fato de pensar em não estar mais vivo já é algo muito significativo, esta pessoa precisa e merece, ajuda!
Bilhetes suicidas
Segue abaixo bilhetes reais, deixado por pessoas antes de cometer o suicídio. Ordenado por idade e separados pelos gêneros masculino e feminino (M e F). Outros dados são; meio que cometeu tal ato, a forma da mensagem e observações.
1. Sexo/Idade: F, 20
Meio: tiro na cabeça
Forma de mensagem: manuscrito
"São Paulo 18 de julho de 1988
Edu estou deixando esta carta para mostrar a você o que sinto e o que estou sentindo. Edu são 2:15 hs da madrugada não consegui dormir um minuto se quer esta tudo doendo dentro de mim só de pensar que ti perdi de verdade. Du porque você fingiu, porque você mentiu para mim este tempo todo. Du não estou aguentando mais, está sendo duro resistir esta dor tão grande que estou sentindo dentro de mim e por viver assim prefiro morrer.
Edu quando lembrar-se de mim, lembre-se que ti amei e amei de verdade"
2. Sexo/Idade: F, 22
Meio: precipitação em queda livre
Forma de mensagem: manuscrito
Obs: modelo
"Carlos, eu precisava tanto falar contigo, pena, você não deixou. Vou morrer te amando. Eu te amo loucamente. Tudo o que fiz de errado, foi uma necessidade de estar com você outra vez.
Você não quis me ouvir. agora será impossível me ouvir outra vez. Eu te amo, se tomei esta iniciativa foi simplesmente pelo fato de saber que nunca mais o teria de volta. Por mim, peça desculpas à minha mãe. Diga a ela que eu a amo muito também, porém não encontrei mais nenhuma existência em mim. Eu te amo, tudo o que fiz foi porque o amava demais. Tentei explicar isto à minha mãe: não se preocupe, será impossível te ligar outra vez.
(assinatura)
Eu, Márcia, dou meus olhos, meus cabelos e meu sangue a quem precisar. Juro estar dizendo a verdade, perante a todos e a Deus"
(assinatura)
3. Sexo/Idade: F, 27
Meio: projétil de arma de fogo
Forma de mensagem: carta manuscrita
"Céus! Eu me vingaria se apenas uma de minhas partículas participasse do desabrochar de uma flor ou do canto de um pássaro. Romântico? Não! Foi o mundo, minha família, meu educador mas principalmente... foi o seio que aconchegou a criança que vinha lhe contar as suas tristezas, mágoas, alegrias, pensamentos, e seus desejos íntimos... suas esperanças. A criança crescida quer voltar para lhe contar seus sofrimentos, desilusões, a morte de suas esperanças... para encontrar novamente o aconchego onde poderá descansar sua cabeça cansada e abatida e onde poderá, enfim, chorar as suas lágrimas que não encontram onde chorar.
Volto derrotada porque não fui capaz de viver, trabalhar e estudar não foram suficientes para mim. E foi tudo o que me restou. Prefiro morrer do que viver com a morte dentro de mim.
Perdoem-me...,...,..."
4. Sexo/Idade: F, 30
Meio: enforcamento
Forma da mensagem: manuscrito
Obs: deixou dois filhos
"Adeus para todos vocês
Angela"
5. Sexo/Idade: F, 40
Meio: vários tiros no marido e um na própria cabeça
Forma da mensagem: manuscrito
"Matei porque não aguentava mais. Estou cansada e não vou deixar ele para ninguém, não será meu mas também não será da Claudete.
Carlos o documento está assinado na frasquera é só você passar o carro para o seu nome, Adeus.
Maria, amo vocês, mas estou morrendo aos poucos desde o dia que encontrei aquela mulher com ele no carro"
6. Sexo/Idade: F, 64
Meio: tiro
Forma da mensagem: manuscrito
Obs: Pessoa de poses, estrangeira
"Eu, Josefa, peço desculpas devido as minhas depressões nervosas pelo meu ato, tomado por mim mesma.
Peço às autoridades de não divulgar meu caso, que é uma decisão minha para meu descanso eterno, é meu desejo. Deus abençoe esta terra maravilhosa que é o Brasil. 'Amem'."
7. Sexo/Idade: M, 15
Meio: tiro
Forma de mensagem: bilhete feito com tinta "guache" vermelha
Obs: estava vestido com jaqueta azul com mangas cortadas, camiseta fantasia rasgada na parte inferior, calça rasgada na altura dos joelhos, uma corrente com cadeado no pescoço, uma medalha e um parafuso na lapela. Os pés calçavam botinas. "Punk"
"Mãe - eu não quero ser mais uma ovelha desse sistema (me faça o favor de me enterrar como estou)"
8. Sexo/Idade: M, 20
Meio: ingestão de formicida
Forma da mensagem: manuscrito
"São Paulo, 3 de janeiro de 1988
Marisa
As palavras são as mesmas, os motivos são os mesmos. Se lembra quando você me disse que eu sabia que você não gostava de mim e eu disse que não tinha certeza. Agora você diz que não sofre, mas eu sinto isto. E vou confiar no meu palpite. Não quero que sofra mais. Não sou um vencedor como você disse, pois minha única vitória é sua felicidade.
Faço isso pensando em mim, pois assim finalmente descanso.
Faço isso pensando nos outros, pois assim paro de perturbar os outros.
Assim creio agradar gregos e troianos.
Te amo muito. Cuide-se. Seja feliz
(assinatura)"
9. Sexo/Idade: M, 22
Meio: ingestão de veneno
Forma da mensagem: escrito
"Essa atitude foi muito bem analisada e achei que a hora era essa. Não chorem por mim... Deus é grandioso; eu espero poder ajoelhar-me em seus pés no dia do juízo final, pois sei que só assim serei perdoado.
Eu estou feliz, não chorem.
Tudo será mais belo.
Meus dias neste planeta chegaram ao fim. Estou contente.
Mãe eu te amo
Eu amo todos vocês
Não chorem
(assinatura)"
10. Sexo/Idade: M, 28
Meio: tiro no ouvido
Forma da mensagem: manuscrito
"Sei que quando você ler este bilhete achará loucura o que está acontecendo, mas tudo é a síntese de uma árdua e solitária era para o ser humano.
Tentei transmitir amor, paz, compreensão, amizade, para um mundo que já se esqueceu de tudo isso. Sei que todos acharão covardia minha ter procurado a morte, porém não acho que desapareci e sim tento passar pra um outro plano, talvez um lugar em que eu me encontre e não me sinta tão deslocado.
Não estou louco e sim decepcionado com a vida e outras pessoas. Quero que todos saibam que ninguém é culpado de ter tomado esta decisão, fiz com consciência nas consequências. A você José um forte abraço e obrigado por ser uma pessoa incrível. Logo todos esquecerão de mim, portanto, não quero velório, flores, choro, mais sim uma cremação pura e simples e que minhas cinzas sejam jogadas em alto mar, pois não quero deixar marcas em um mundo que nunca me notou. Chega de palavras, pois estas também irão se perder com o tempo.
Adeus...
(assinatura)
P.S. desculpe os erros de português.
Deixo para minha filha todos os meus pertences para que ela tenha sempre lembranças do pai que sempre a amou e que mesmo longe materialmente estará sempre ao seu lado espiritualmente. Cuidado, a arma é automática e pode disparar em mais ou menos.
(assinatura)"
11. Sexo/Idade: M, 35
Meio: ingestão de veneno
Forma da mensagem: manuscrito
Obs: veterinário
"Sei que estou tento uma atitude um tanto quanto egoísta depois de tanto me ajudarem o único que não consegue se ajudar sou eu, sempre levei uma vida desarranjada sem zelo e amor por aquilo que fazia, chegou um momento que não consigo tocar mais a vida passei a ser um dependente e isso agora me incomoda, me perdoem vocês foram tão bons para comigo em especial Alberto, Worer (?) e Lui que me falaram tantas palavras de carinho. No momento me sinto incapaz de conseguir desempenhar qualquer coisa só me passa pela cabeça esta ideia de morte fixa coisa que na clínica se tornou mais sólida. Deus aprendi que ele existe, sei que segundo a crença a gente sofre por aquilo que fez de errado vou pagar por isto. Nunca soube me dar e receber afetividade sou um tapado, não consigo aprender fácil as coisas."
Nenhum comentário:
Postar um comentário