Fazem bem ou mal a saúde?
Os videogames já levaram culpa por diversos problemas, desde a obesidade até o comportamento agressivo. Mas afinal, jogar videogame realmente faz mal a saúde? Realmente interfere no comportamento? Várias pesquisas revelaram que alguns jogos, na realidade, fazem bem. Confira dez motivos para você continuar a jogar sem se preocupar com eventuais dano à saúde.
1. Interesse pelos estudos
Uma teoria do Dr. James Paul Gee da Universidade de Winsconsin concluiu que jogos interativos podem ser mais eficazes no aprendizado do que as técnicas tradicionais passadas em sala de aula.
2. Melhora a coordenação motora
3. Alivio da dor
A distração de jogar videogame pode ser muito boa para aliviar todos os tipos de dores, funcionando como uma espécie de analgésico digital. Psicólogos da Universidade de Washington comprovaram a eficiência do método que foi implementado em diversos hospitais militares dos Estados Unidos para diminuir a necessidade de remédios.
4. Redução do estresse
De acordo com o Annual Review of Cybertherapy and Telemedicine, jogar videogame alivia os sintomas de estresse e depressão.
5. Benefícios para a visão
Um estudo canadense realizado pelo Dr. Daphen Maurer descobriu que pacientes com catarata apresentaram melhoras ao jogar games de tiro em terceira pessoa, pois a atenção exigida ajuda na performance dos olhos.
6. Desenvolvimento dos reflexos
Na opinião dos neurocientistas da Universidade de Rochester em Nova Iorque, a rapidez dos games ajudam no desenvolvimento dos reflexos e nos processos de tomadas de decisões.
7. Formação profissional
A Federation of American Scientists garante que o hábito de jogar videogame ajuda no desenvolvimento do raciocínio estratégico. Crianças que jogam desde cedo se tornam mais eficientes para resolver problemas complexos, realizar planejamentos e adaptar-se a novos ambientes.
8. Socialização
O periódico Journal os Personality and Social Psychology publicou um artigo recomendando a prática do videogame como um importante instrumento de socialização.
9. Bem estar
Pesquisadores descobriram que a dopamina e a adrenalina produzida durante as partidas ajuda na coordenação motora, tomada de decisões e na memória. Seguindo numa linha parecida cientistas de North Carolina State University constataram que idosos que jogam videogames são mais felizes do que os que não jogam.
10. Estado de espírito
Estudos da Universidade de Utah constatou que pessoas com doenças como autismo, depressão e Mal de Parkinson melhoraram seu estado de espírito após começar a jogar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário